segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Armas em punho!


Hoje resolvi escrever sobre uma paixão: cinema.
Cabe antes de mais nada, dizer que não tenho a menor pretensão de criticar cinema, mas vou usar esse espaço pra tornar público o que me faz gostar de fimes " de pessoas que voam".
Quem nunca ouviu aquele ditado: Quem ama o feio, bonito lhe parece?
Acho de total valia embelezar aquilo que nos apaixona, e no meu ponto de vista é isso que acontece com as artes marciais no cinema asiático.
As cenas de luta, são tão bem coreografadas. Planejadas para um impacto visual inigualável, que quando as vejo imagino que é isso que querem dizer quando fala em cenas com poesia, ao ver essa cena aí da foto fica bem fácil esquecer que a gravidade existe e que aquelas pessoas estão voando.
Figurinos, cenários, trilha sonora, efeitos sonoros, fotografia são espetáculos que mereciam ser discutidos um a um.
Por que usar como unico adjetivo para esses filmes: mentiroso?
O que deve ser dito daqueles filmes que nos diz que o amor pode existir em anos diferentes, cidades diferentes, sexos diferentes, sexos iguais, classes sociais diferentes, etc, etc, etc...?
A magia do cinema não está só no que é contado, mas acima de tudo, como é contado.
Quem mantem seus preconceitos, quanto aos filmes " de pessoas que voam", tentem repensar. Comecem pelo filme HERÓI (2002), vejam que amor, honra, luta, respeito, paixão, vingança, mentira tudo anda junto com beleza, porque o homem é isso e muito mais.
O amor nos deixa leves, mas voar lutando é ainda mais bonito.
OUVINDO: Us - Regina Spektor

Um comentário:

Ravi disse...

Se você me permite, gostaria de usar umas palavras suas e complementar: O amor nos deixa leves, mas seus textos me deixam mais leve ainda.